Pós Operatório de Cirurgia Plástica

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

A cirurgia plástica, assim como todo procedimento cirúrgico, gera uma série de sinais e sintomas desagradáveis e, algumas vezes, inesperados pelo paciente. Os pacientes submetidos tanto a intervenções faciais como corporais, defrontam-se com: um quadro de edema (inchaço), equimoses e hematomas esparsos (manchas arroxeadas), cicatrizes em fases iniciais, dor, desconforto, indisposição, etc.

A fisioterapia, através da especialidade de “Fisioterapia Dermato-Funcional”, emprega algumas técnicas manuais e recursos eletro-termofototerapêuticos, visando restabelecer o estado geral do paciente com qualidade e rapidez, prevenindo e tratando as famosas “fibroses” (nódulos presentes após a lipoaspiração), as cicatrizes hipertróficas (grossas), reduzindo o edema e as equimoses, amenizando a dor e o desconforto global.

O atendimento fisioterapêutico Innova engloba a drenagem linfática manual (facial e corporal), o uso do ultra-som terapêutico, a endermoterapia, a fototerapia com LED’s, o infravermelho longo, assim como manobras voltadas à “normalização” do tecido (pele) abordado. Ademais, a equipe de fisioterapia atua na orientação do paciente quanto ao uso das malhas cirúrgicas (cintas), ao uso das placas contensoras (“espumas”), às trocas dos curativos, além da orientação postural e recomendações gerais para as atividades do dia-a-dia do paciente (posição para dormir, cuidados no banho, alimentação, etc.).

O acompanhamento fisioterapêutico inicia-se após 02 a 04 dias da cirurgia, com liberação médica, onde o paciente é acompanhado desde o banho até o vestimento da cinta. Nota importante: ao retirar a cinta pela primeira vez é muito comum o paciente apresentar queda de pressão e vertigens, com episódios de desmaio e queda. Torna-se imprescindível o acompanhamento de um profissional preparado e ambiente adaptado para este atendimento.

A freqüência indicada da drenagem pós-operatória varia de 02 a 04x/semana, conforme avaliação do profissional. Lembramos que todas estas condutas são aplicadas de forma específica em cada paciente recém-operado.

Lembre-se: o resultado final de uma cirurgia plástica depende de inúmeros fatores e, o acompanhamento pós-operatório é um deles! Procure um serviço especializado!!!

Ft. Fernanda Fernandes Iorio
CREFITO 3/72118-F

especialidades

"Os melhores e mais modernos tratamentos de estética e beleza"