Ginecomastia

(Correção das mamas masculinas)

O termo ginecomastia, do grego “mama feminina”, define o aumento benigno da região mamária masculina. O aumento de volume mamário consequente exclusivamente ao acúmulo de gordura (não de glândula) é denominado pseudo ginecomastia.

A ginecomastia apresenta-se como um aumento do volume das mamas, geralmente arredondado sob a aréola. Quanto menor a presença de gordura, mais evidente se torna a delimitação da glândula mamária. Esta apresentação é mais comum nos adolescentes.

Com o aumento do volume de gordura nas mamas, a glândula se torna menos evidente, ficando a mama aumentada difusamente. Este tipo de apresentação clínica é mais comum em pacientes adultos e em idosos.

ginecomastia-cpp.png

Geralmente é usada a anestesia local com sedação. Raramente a anestesia geral.

Geralmente até 12h, para anestesia local e sedação. Para anestesia geral, 24 horas.

O paciente deverá ficar afastado de esforço

Os por 21 dias. Deve-se usar uma malha compressiva por aproximadamente 1,5 meses. Não é comum haver dor importante, apenas um leve desconforto, contornável com analgésicos e anti inflamatórios comuns.

É comum inchaço e roxidão na área operada, que perduram em torno de 14 a 21 dias. Pode haver alteração da sensibilidade da aréola, geralmente transitória.

Embora raras as complicações da correção da ginecomastia, podem ser citadas: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos), quelóides (conforme predisposição individual do paciente), sofrimento de pele (necrose).

Nos primeiros meses a cicatriz encontra-se avermelhada, tornando-se geralmente esbranquiçada com o tempo, dependendo da genética da paciente.

O inchaço maior sede em 21 dias, mas algum resquício pode permanecer por alguns meses. A roxidão pode existir por 14 a 21 dias.

O resultado final da correção da ginecomastia é alcançado entre 6 meses e 1 ano, com o amadurecimento da cicatriz, porém com 2 meses já se obtém 80% da forma definitiva.